top of page

85% das pessoas com ELA tem disfagia

Sabores em ConTaCto é o nome do primeiro jantar solidário promovido pela APELA, para informar e consciencializar a comunidade de doentes, cuidadores, profissionais de saúde e sociedade civil sobre uma das manifestações da Esclerose Lateral Amiotrófica: a disfagia.

Frequentemente conhecida como uma alteração da deglutição, a disfagia provoca dificuldades na preparação oral ou no ato de levar o alimento, ou a saliva, da boca até ao estômago (ASHA, 2005).

A disfagia tem, pelos sinais e sintomas que lhe estão associados, um impacto que pode refletir-se na perda de peso, de apetite e/ou desidratação; na redução do prazer face à alimentação e em situações de isolamento em ocasiões sociais que envolvam comer/beber.

(Asha 2005, Groher 1997)

dýs, «mal» + phageĩn, «comer» +-ia

Informar e Consciencializar para a Disfagia na ELA

Neste Jantar Solidário, são demonstradas algumas estratégias de compensação, designadamente no que diz respeito ao aumento da consistência, viscosidade e volume dos alimentos. Mostramos, por intermédio desta ação, que há estratégias de facilitação e de compensação que permitem uma melhor qualidade de vida, sobretudo quando a observação e a avaliação da pessoa são feitas de uma forma atempada.

A abordagem a um tema como a disfagia na ELA, surge no seguimento do mais recente serviço da APELA: a terapia da fala.

Entre Junho e Dezembro de 2017, foram avaliados nesta consulta de terapia da fala cerca de 60 pessoas com ELA.

A APELA deu, com a generosidade de entidades particulares e coletivas, mais um passo no momento de criar um apoio diferenciador, responsável por intervir adequadamente com exercícios/estratégias/alternativas que tornem a deglutição da pessoa com ELA mais eficaz e segura.

A construção da ementa deste jantar, conta com o apoio do Chef Fábio Bernardino (Travel & Flavours) e do Chef Fernando Monteiro (Onyria Resorts).

bottom of page